Transparência
Governança
A estrutura de gestão conta com Diretoria, Conselho Fiscal e Conselho Consultivo atuantes. Desenvolvemos os serviços, projetos e programas do Instituto Imagine seguindo um planejamento estratégico, tendo clara e atualizada a nossa missão e visão.
Diretoria
Diretor Executivo: Pedro Luiz Dias
Diretor Administrativo: Alexandre Zeringota Brisolla
Conselho Fiscal
Julia Marques Dell'Orto, cofundadora e Diretora de Projetos do Instituto de Pesquisas Ambientais e Humanidades IPAH
Augusto Gabriel Andrade Garcia Cattaneo, Head of Finance & Capabilities - Procurement & Sustainability South America Zone na Ambev
Conselho Consultivo
João Pedro Cantarino Brasileiro, fundador e CEO da Innovation Latam
Gestão Sociocrática
Adotamos um modelo de autogestão, baseada nos princípios da sociocracia, para que nossas atividades sejam beneficiadas com:
1. Tomada de decisão inclusiva: a sociocracia valoriza a participação e inclusão de todas, sem hierarquia, e adotando o consenso como modelo de tomada de decisão, levando em consideração as perspectivas e experiências de todas as pessoas envolvidas, aumentando o engajamento e a escuta.
2. Melhoria da comunicação: promovemos uma comunicação clara e aberta entre todas envolvidas em seus respectivos papéis. Todas as questões são compartilhadas, discutidas e resolvidas em reuniões recorrentes e estruturadas, de forma colaborativa, fazendo com que todas as pessoas envolvidas se sintam confortáveis em expressar suas opiniões e ideias, recebendo escuta ativa.
3. Distribuição de poder e responsabilidade: buscamos distribuir o poder e a responsabilidade de forma equitativa em toda a organização, estimulando responsabilidade compartilhada e comprometimento.
4. Foco na melhoria contínua: incentivamos o aprendizado organizacional por meio de ciclos regulares de avaliação dos acordos feitos e ações tomadas, refinando os processos e práticas, criando uma cultura de inovação, onde os erros são vistos como oportunidades de crescimento.
A estrutura de círculos e papéis permeia por todas as atividades do Instituto, inspirada na sociocracia, para ter uma gestão mais autônoma, distribuída e ágil. Cada círculo possui três papéis essenciais, além dos papéis operacionais: liderança operacional, secretaria e facilitação. O Círculo Geral concentra as tomadas de decisão referentes à gestão e à governança do Instituto, contando com um representante de cada um dos outros círculos.