top of page
Educação, Cultura e Arte
A Escola de Arte Muvuka oferece oficinas artísticas para crianças e jovens da rede pública do município de Itacaré, no período de contraturno escolar, como capoeira, música, circo, teatro e poesia. O desenvolvimento de talentos e habilidades socioemocionais, a formação de futuros cidadãos conscientes, a valorização da cultura local, o acesso à cultura e a uma edução com visão holística são os pilares de impacto desse projeto.
O Ateliê Yawá é uma cooperativa de artigos sustentáveis de moda indígena, produzidos por mulheres da etnia Yawanawá dentro da Aldeia Nova Esperança, no coração da amazônia acreana. A produção conta com matéria-prima ecológica, técnicas artesanais e a geração de renda comunitária como ferramenta do empoderamento feminino.
Ararinha Calçados é um negócio comunitário de impacto liderado por indígenas da etnia Shawãdawa, do Acre. Produz calçados artesanais, veganos e orgânicos, a partir do látex extraído da bioeconomia amazônica, que mantém a floresta de pé e gera renda para os povos tradicionais locais, principalmente mulheres indígenas e ribeirinhas.
Mi Mawai é um selo musical transmídia que promove o diálogos, encontros e alianças entre artistas indígenas e não indígenas, através da linguagem universal da música. Desde 2005, trabalha na conexão entre a cidade e a floresta, articulando uma teia de apoio aos povos originários das etnias Huni Kuin e Yawanawá.
Agroecologia, Regeneração e Conservação Ambiental
Mapeamento Socioambiental em Terras Indígenas (TI) do Mosaico de Áreas Protegidas do Extremo Sul da Bahia (MAPES), patrocinado pelo Fundo Ambiental Sul Baiano (FASB). Foram identificadas áreas para restauração de florestas nativas e implantação de sistemas agroecológicos em aproximadamente 120 hectares.
O Viveiro de Mudas Nativas Muvuka visa coletar e armazenar sementes de espécies nativas da Mata Atlântica do sul da Bahia em um banco de sementes diverso e robusto, enquanto realiza a produção de mudas para projetos de recuperação de áreas degradadas e implantação de sistemas agroecológicos em comunidades tradicionais como terras indígenas e comunidades quilombolas.
Villeco é uma rede de centros, comunidades e espaços que fomentam práticas de regeneração socioambiental em zonas rurais Brasil afora. O projeto conecta agentes de transformação com cidadãos que desejam se conectar, aprender e apoiar com vivências, oficinas, cursos e mutirões de permacultura, agrofloresta e bioconstrução, em unidades de conservação, aldeias indígenas, quilombos, fazenas agroecológicas e centros de estudos de permacultura.
bottom of page